O Ciclo da resposta sexual normal tem seu início com a excitação ou desejo em realizar atividade sexual. Com envolvimento e práticas prazerosas a mulher terá maior excitação e sentirá prazer durante a intimidade, com ou sem orgasmo.

A mulher precisa ter adequada estimulação sexual para ter atividades sexuais prazerosas. Quanto mais excitação e prazer a mulher sentir durante a prática sexual maior será sua condição física e emocional em sentir orgasmo, mais desejo e felicidade.

Durante a excitação feminina a vagina irá aumentar o seu diâmetro e comprimento para receber o pênis, haverá também a lubrificação que irá contribuir para que os movimentos de fricção lhe proporcione prazer e não desconforto ou dor.

Neste artigo falaremos sobre como melhorar a estimulação feminina na relação sexual, com objetivo de melhorar a excitação, lubrificação e consequentemente o orgasmo.

O comportamento masculino interfere na excitação feminina

O comportamento do parceiro durante o dia a dia interfere muito na excitação, desejo e prazer da mulher. Ela precisa sentir-se respeitada, amada e desejada sexualmente para ter uma vida sexual com qualidade, além disso deve ser bem estimulada durante as preliminares. A mulher precisa admirar o homem fora da cama para desejar estar com ele e sentir prazer sexualmente.

O casal necessita ter momentos de intimidade com frequência, nestes devem ocorrer beijos e toques por todo o corpo, vivenciarem momentos felizes a dois. A intimidade entre o casal mantém o relacionamento com harmonia e facilita a excitação da mulher quando for estimulada sexualmente durante as preliminares.

Dicas e produtos para melhorar a estimulação feminina

Problemas emocionais, físicos e de relacionamento podem prejudicar a excitação, desejo e prazer da mulher durante qualquer fase de sua vida. O importante é compreender estes ciclos e suas consequências, não acomodar-se, e sim modificar o comportamento sexual diante das dificuldades e do processo de envelhecimento, com mudanças positivas na sexualidade.

Dicas para os homens fazerem no momento da prática sexual

= Manter durante todo o dia um comportamento de respeito e intimidade com a parceira, isso facilita o envolvimento emocional dela no sexo; = Tocar o corpo todo da mulher, sem focar as partes íntimas. Olhe nos olhos dela com frequência e demonstre seu desejo com amor e respeito; = Não induza a parceira a realizar relação sexual sem vontade e fazer o que não gosta; = Procure realizar penetração vaginal somente se ela estiver excitada e lubrificada, caso não ocorra melhore seus estímulos nas preliminares; = Mantenha os momentos de intimidade com ela e aprenda o que ela gosta no sexo, beijo na boca e jantar romântico serão sempre seu aliado; = Capriche nos estímulos na região do clitóris, com dedo, boca, vibrador e géis. Muitas mulheres conseguem sentir orgasmo somente com estimulação nele.

Dicas para as mulheres fazerem antes e durante as práticas sexuais

= Toque-se e aprenda a sentir prazer sozinha; = Converse com seu parceiro sobre seus gostos no sexo; = Não faça sexo sem vontade e com pouca excitação e lubrificação vaginal; = Não finja orgasmo quando não o teve; = Realize momentos de intimidade e preliminares com frequência; = Envolva-se emocionalmente e fisicamente durante as práticas sexuais.

Produtos eróticos que promovem a excitação e o prazer da mulher

= Géis aromatizantes – são géis de diferentes sabores que mudam a temperatura, indicados para o sexo oral; = Toque de seda – lubrificante que proporciona um toque suave durante estímulos realizados sobre o clitóris e região do ponto G (área localizada com profundidade de 2-4cm na parede superior da vagina); = Gotas do prazer – em óleo e creme tem função excitante, indicado para massagear o clitóris durante as preliminares; = Óleo para massagem – proporciona sensação térmica, lubrifica e é beijável. Indicado para massagear a região da vulva; = Vibrador Peridell – promove sensações prazerosas quando estimula as regiões do clitóris e ponto G.

A mulher precisa estar envolvida emocionalmente e fisicamente na relação sexual para sentir prazer, caso isso não ocorra o casal deve conversar e encontrar os motivos para tal situação e buscar soluções para melhorar a sexualidade do casal.

No próximo artigo falaremos sobre o que contribui para a diminuição ou ausência do desejo sexual feminino e masculino, problema muito comum entre mulheres e homens que interfere de modo negativo na vida conjugal.

Fabiane Dell`Antônioé Fisioterapeuta Palestrante da Empresa Movimento Bureau; Consultora da Empresa HotFlowers; Com participação de textos sobre sexualidade em Revistas, Sites e Jornais de circulação Nacional; Articulista do Site Desejo Oculto e Revista Fisiobrasil; Com Mestrado em Ciências da Saúde Humana – UnC / SC; Especialização em Neuropsicologia e Aprendizado – PUC / PR; Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia – CBES / PR ; Especialização em Sexualidade Humana – USP / SP.