O que ocasiona dores durante a relação sexual
Leia O que ocasiona dores durante a relação sexual. A Desejo Oculto ajuda você a satisfazer seus sonhos mais sexys. Visite a sex shop e compre produtos eróticos em embalagem discreta, com entrega ultra rápida
O termo dispareunia é usado para relatar que a mulher está sentindo desconforto ou dor na penetração vaginal, durante ou após. A dor constante pode causar à mulher sintomas de ansiedade, angústia, dificuldades interpessoais, atitudes para evitar o sexo e infelicidade. Causa distanciamento do casal e a longo prazo pode ocasionar o vaginismo.
Com frequência mulheres são induzidas a realizar a penetração vaginal pelo parceiro sem os estímulos necessários, sem excitação e lubrificação vaginal adequadas, com ausência do desejo sexual o que, por si só, poderia explicar a dor.
Neste artigo falaremos sobre as situações que ocasionam dores durante a relação sexual em mulheres.
Motivos da dor na relação sexual
A dor na relação sexual é classificada superficial ou profunda, de acordo com a região da vagina em que é sentida pela mulher.
A superficial ocorre quando o desconforto ou dor são sentidos na entrada da vagina e região vulvar, ocorre devido algumas doenças, situações que causam irritação local, episiotomia (corte que é realizado no parto vaginal para facilitar a saída do bebê), tensão muscular e outros. Já a profunda ocorre quando o desconforto ou dor são sentidos na penetração superior da vagina, e pode ser ocasionada por doenças e tensão muscular.
O desconforto e a dor podem surgir pela dificuldade ou falta de relaxamento dos músculos do assoalho pélvico, nível baixo de tolerância à dor, aderências e fibroses cicatriciais, incompatibilidade do tamanho do pênis e vagina (vagina muito apertada com pênis muito grosso), falta de excitação e lubrificação vaginal, força e muita pressão do pênis na hora da penetração, vagina curta com pênis comprido, e outros.
A dor inicial pode ter origem em doenças, mas como consequência haverá o medo da penetração com contração excessiva e involuntária dos músculos vaginais. Estas contrações alteram as estruturas e memórias musculares, deste modo não ocorre o relaxamento quando a mulher deseja, e isso dificultará a penetração, aumenta a tensão local e causará maior dor.
Algumas vezes a mulher não consegue envolver-se emocionalmente na relação sexual e isto dificulta o relaxamento e haverá dor na penetração. Isto ocorre por vários motivos, entre eles tem a obrigação em fazer sexo, não está com vontade no momento, cansaço físico ou emocional, inadequada excitação, entre outros.
Tratamento para as dores na relação sexual
O casal precisa compreender que o desconforto e a dor na relação sexual não é normal e causa danos na vida sexual dos dois, sendo necessário o envolvimento de ambos para o tratamento.
O tratamento deve ser direcionado aos fatores que ocasionam o problema e suas consequências no emocional e físico.
Como tratamento tem-se:
1. Terapia com psicólogos: identificar e tratar o fator emocional;
2. Tratamento com médicos: quando houver doença;
3. Tratamento com fisioterapeutas: para relaxamento e fortalecimento dos músculos locais, melhora da sensibilidade e circulação local, com aprendizado corporal e da sexualidade;
4. Mudanças na vida sexual do casal e sexualidade individual.
A mulher necessita realizar atividades sexuais envolvida emocionalmente e fisicamente para ter adequada participação e resposta prazerosa, caso contrário sentirá dor.
Produtos eróticos que contribuem para a melhora da dor
O casal deve usar produtos eróticos que favorecem a excitação, lubrificação e prazer durante as preliminares, como estes:
1. Gel aromatizante Hot: gel indicado para o sexo oral, promove aquecimento e lubrificação;
2. Inti Loob: lubrificante que facilita a penetração e consequentemente diminuirá a dor;
3. Toque de seda: indicado para massagear a vulva, clitóris e vagina;
4. Vibrador Peridell: contribui na melhora da circulação e inervação da vagina e períneo, facilita a penetração, trata a dor e desconforto, faz relaxamento dos músculos locais. Auxilia no autoconhecimento, intimidade e preliminares.
A dor na relação sexual pode causar com o tempo a diminuição do desejo sexual, de intimidades, toques e carícias, diminuição da frequência do sexo com penetração, excitação, lubrificação vaginal e prazer.