São inúmeros os fatores relacionados a obtenção do prazer sexual ou sobre a falta dele. Neste texto seguem cinco pontos que consideramos extremamente importantes para melhorar o prazer:
 

Livrar-se dos tabus referentes ao sexo

Os conceitos ruins que temos em relação a nossa sexualidade interferem fortemente no fato de sentirmos prazer ou não. Se a pessoa percebe que algumas praticas a deixam embaraçada, envergonhada ou sentindo-se suja e culpada este é um alerta para a necessidade de uma mudança de visão sobre o universo do sexo e do prazer.
 
Enquanto o indivíduo nutrir estes sentimentos desconfortáveis ele não conseguirá sentir as sensações maravilhosas que surgem da prática sexual. Se você percebe que isto acontece com você esteja atento e converse com seu parceiro ou parceira explicando a dificuldade que vem enfrentando. Se for muito forte e você perceber que não conseguirá sozinho procure um profissional habilitado que possa lhe ajudar.
 
Alguém com quem você se sinta a vontade para falar sobre os conceitos que aprendeu sobre sexo durante sua vida, suas experiências e todos os outros fatos que estejam impedindo que você entenda o sexo como algo saudável, prazeroso e tão fundamental para sua vida
 

Conhecimento do próprio corpo

Este tópico é básico e primordial. Para obter prazer com um parceiro ou parceira é fundamental que a pessoa já tenha explorado seu próprio corpo entendendo como gosta de ser estimulado(a), quais partes são erógenas e a excitam. Se você ainda não fez essa exploração é importante que faça e perceba como consegue acessar melhor seu prazer, seja com brinquedos eróticos, filmes ou leituras desse âmbito.
 
Reserve um lugar com bastante privacidade, onde possa relaxar e garanta que não vá ser incomodado. Fique descontraído, deixe sua mente se abrir para os estímulos e sinta a resposta do seu corpo. O arrepio de sua pele, a lubrificação, o aumento dos batimentos cardíacos, o intumescimento da área vaginal ou a ereção do pênis. Perceba cada detalhe e sinta prazer consigo mesmo. Este é um importante passo a ser dado por quem quer ter uma vida sexual com qualidade e muito prazer.
Alto nível de estresse e/ou cansaço
Se você tem se sentido extremamente fadigado, estressado e esgotado e não tem conseguido sentir prazer na experiência sexual estes fatores podem estar relacionados. O estilo de vida atual, principalmente de quem vive nas grandes cidades, de forma apressada e preocupada acaba gerando muito estresse.
 
Se você se sente assim é hora de escolher suas prioridades e se organizar lembrando que você precisa parar por alguns momentos e repensar a forma com a qual vem vivendo sua vida. Precisa existir um tempo de entrega, onde o indivíduo se permita sair do ''automático'' e contemplar a vida. Somente desta maneira poderá relaxar e sentir prazer em estar com sua família, amigos e usufruir de um bom sexo restaurador.
 

Forma de comunicação

Se o seu relacionamento estiver desgastado, permeado por brigas, insultos e irritação, dificilmente vocês conseguirão ter prazer nos momentos de sexo. É extremamente importante que possam conversar e falar sobre as dificuldades. É fundamental que exista um cuidado na forma de falar, somente ofender sem visar algo construtivo não os ajudará a encontrar a saída.
 
Os descontentamentos devem ser comunicados assim que acontecem, pois o acumulo de chateações decorre em mais insultos e maior distanciamento entre o casal. Quando conseguirem limpar os canais de comunicação estarão mais aptos para desfrutar de um bom encontro sexual.
 

Disfunções sexuais

Existem algumas mais recorrentes como baixo desejo (libido baixa), ausência ou dificuldade em ter orgasmos (anorgasmia), ejaculação rápida, dificuldade em ter ou manter ereção (disfunção erétil), dor na relação sexual (vaginismo ou dispareunia) e ejaculação demorada.
 
Se você percebe que algumas destas situações estão acontecendo com você é importante pedir ajuda. Um profissional especializado, que possa te orientar no sentido de sanar suas dificuldades e proporcionar uma melhora significativa no que diz respeito a obtenção de prazer, pode ser um ótima alternativa.
 
Existem muitas outras situações que podem atrapalhar a busca do prazer sexual. Mas esses tópicos trabalhados acima englobam grande parte deles. Os indivíduos que conseguem aproveitar o sexo com prazer possuem um bom entendimento de seu corpo e áreas erógenas, dessa forma conseguem relaxar e se entregar.

A boa notícia é que todos podem se trabalhar, melhorar e chegar a uma qualidade sexual satisfatória, sentindo prazer e plenitude. 

Ana Luiza é Psicóloga Especialista em Sexualidade Humana pela Universidade Federal de São Paulo USP/SP. Terapeuta Sexual, Formada em Terapia de Casal pelo Instituto de Terapia e Centros de Estudos da Família INTERCEF/PR. Mais de 12 anos de experiência clínica no tratamento das principais disfunções sexuais. Integrante da equipe de psicólogos do PortalSexosemdúvida.com