Para o homem que em algum momento da vida já gozou antes do esperado, deve saber o quanto esse problema pode ser inconveniente e atrapalhar seu relacionamento e sua vida sexual.

Mesmo se você não teve episódios de ejaculação precoce, mas quer ter um tempo maior na transa, vale a pena conferir as opções para melhorar e prolongar sua performance sexual, oferecendo também mais tempo e mais satisfação a seu par.

Aqui apresentamos primeiramente quais são as principais causas do problema, depois suas consequências e mais à frente maneiras de retardar a ejaculação, inclusive com uso de produtos — além de outras recomendações. Vamos lá!

Entendo o problema da ejaculação precoce

Trata-se do orgasmo prematuro, que pode acontecer logo após a penetração, ou até mesmo antes da relação sexual de fato começar.

Entre suas causas mais comuns estão: problemas de ansiedade e estresse; diferentes quadros de depressão; distúrbios de atenção; danos no sistema nervoso; inflamação na próstata; efeitos colaterais de medicamentos; alterações em níveis hormonais...

A ejaculação precoce acomete mais homens do que se imagina, mas, apesar de comum, há muitas maneiras de se prevenir e tratá-la. A seguir apresentaremos dicas e produtos que irão auxiliar o homem ter uma relação mais duradoura. Mas se mesmo assim, houver frequência da ejaculação precoce nas relações, é importante procurar um profissional, que analisará e indicará o tratamento mais adequado para cada caso.

Consequências da ejaculação precoce na vida do homem e no relacionamento

Quando o homem está em um relacionamento, as coisas podem ser mais difíceis ou não, e isso vai depender da parceira ou parceiro. Certamente o melhor é o homem assimilar que tem o problema e, junto com seu par, buscar a solução. Se a pessoa parceira reconhecer o problema, mas atacar o parceiro, e não o mal, as coisas podem piorar. Mas, independentemente de qualquer coisa ou pessoa, o principal a reconhecer o problema e buscar a solução é o próprio indivíduo acometido.

Algumas consequências na vida de um casal que passa por episódios de ejaculação precoce: diminuição do desejo sexual da mulher, gerada pela frustração e aversão ao sexo, por não chegar ao orgasmo; comprometimento da intimidade e do vínculo entre o casal, impactando no relaxamento, nos estímulos e trocas de afetividades e, consequentemente, nas futuras relações sexuais; maior nível de estresse pela falta de sexo regular.

Além dessas, pode haver diversas consequências específicas em cada relacionamento. E é claro que nenhum homem deve passar por isso de maneira passiva, e sim tomar as atitudes necessárias para sanar o problema. Lembrando que, estando em um relacionamento, o diálogo e o enfrentamento do problema são fundamentais.

Fundamental também, e antes de tudo, é o homem buscar entender seu organismo e seus hábitos para contornar o problema; em segundo lugar e sem tanta demora, buscar solução.

Produtos para ajudar a retardar ejaculação

A prevenção e o tratamento da ejaculação precoce também variam muito de pessoa para pessoa, levando em consideração as causas do problema. Como comentamos anteriormente, apresentaremos algumas alternativas, mas em caso de persistir, o melhor é buscar ajuda de um profissional.

Entre os produtos, destacam-se os anéis, as capas penianas e os cosméticos próprios para essa finalidade. Lembrando que você pode fazer uso desses produtos mesmo se não tem esse problema, mas quer retardar ejaculação para combinar com o tempo de seu par chegar ao orgasmo, melhorando sua performance sexual. Vamos conferir!

Anel peniano: trata-se de um pequeno anel que é colocado na base do pênis e, a partir de uma leve compressão, ajuda o homem a prolongar a relação e a ereção. E não há contraindicação. Entre os modelos, existem basicamente três opções:

- Os anéis penianos mais simples, que apenas prolongam a ereção e retardam a ejaculação;

- Os anéis penianos que, além de ajudar a prolongar a ereção e retardar a ejaculação, estimulam o clitóris durante a penetração devido às saliências;

- Os anéis penianos vibratórios, que também possuem saliências e cápsulas vibratórias, estimulando o clitóris durante a penetração e que permitem elevar ainda mais o prazer da mulher.

Capas penianas: também são acessórios que ajudam a retardar a ejaculação e ainda aumentam o prazer feminino. Feitas, em sua maioria, de silicone, elas são colocadas no pênis, diminuindo, assim, a sensibilidade do local, prolongando a ereção. Muitos modelos possuem a superfície texturizada, o que proporciona uma sensação totalmente diferente na parceira, além de aumentar a largura e comprimento do pênis.

Também tem as opções de cremes, géis e spray que retardam a ejaculação e prolongam a ereção, pois diminuem a sensibilidade.

Outra opção é o uso de preservativos com o mesmo efeito retardante.

Mais possibilidades para retardar a ejaculação

Além de utilizar os produtos indicados, você pode lançar mão de técnicas que podem auxiliar no controle da ereção e no consequente retardo da ejaculação — além de ter uma melhor qualidade de vida, com muito mais disposição e satisfação sexual.

- Prolongue o tempo das preliminares: como o tempo para a mulher atingir o orgasmo geralmente é maior do que o do homem, quando você aumenta o tempo das preliminares também aumenta o tempo de relação, e esse tempo ajuda o homem no controle do próprio prazer. Além disso, garante mais prazer a ambos.

- Melhore a alimentação: uma boa alimentação ajuda a melhorar a qualidade de vida como um todo, inclusive a combater a ansiedade, que é a principal causadora da ejaculação precoce. Mas alguns alimentos podem ajudar ainda mais nesse tratamento, como leite, ovos e derivados, que aumentam a sensação de felicidade e ajudam a relaxar. O mesmo acontece com verduras (como o espinafre) e ainda com as frutas cítricas.

- Pratique exercícios físicos: além de melhorarem a saúde como um todo e combaterem a ansiedade, ajudam na melhora da autoestima, o que também auxilia no controle da ereção durante a transa, e, claro, traz um aumento na qualidade de vida.

Uma vida sexual sem traumas, ativa e prazerosa não tem preço, você bem sabe. Além de ajudar a manter seu relacionamento saudável, impacta diretamente na sua qualidade de vida. Então, faça o que estiver ao seu alcance para desfrutá-la. Muito prazer!