As capas penianas estão entre os produtos mais vendidos nos sex shops. Apesar de esse tipo de acessório ser classificado como de uso masculino, as mulheres também são muito beneficiadas com ele. Sua forma de utilização é similar à da camisinha — mas são feitas de material mais grosso e não devem ser usadas com a finalidade do preservativo.

Outra curiosidade sobre as capas penianas é que elas não são de uso exclusivo no pênis. Qualquer objeto no formato fálico pode ser acoplado às capas. Além do uso tradicional no órgão masculino, podem ser utilizadas em vibradores, pênis, próteses, consolos e inclusive nos dedos, a fim de proporcionar um maior prazer para quem recebe a penetração.

Principal função das capas

A principal função das capas penianas é proporcionar prazer para quem recebe a penetração durante o sexo. São feitas de diversos tipos de materiais e, por algumas serem mais grossas, podem diminuir um pouco da sensibilidade masculina. É justamente nesse momento que a capa peniana pode ter dupla função.

A primeira e ótima razão para os homens fazerem uso das capas penianas é agradar suas parceiras ou parceiros, pois a textura presente na maioria das capas penianas irá estimular quem recebe a penetração. Mulheres precisam de mais estimulação para que possam atingir o orgasmo. Por isso, utilizar brinquedos eróticos ajuda, e muito, nesse processo. Devemos lembrar que mulheres podem ter orgasmos múltiplos, portanto se um homem utilizar acessórios que auxiliem seu relaxamento e estimulem seu prazer, com certeza ela irá se certificar de retribuir na mesma moeda.

Além de estimular a mulher sexualmente, as capas penianas ajudam homens com problemas diversos, que vão desde a ejaculação precoce a disfunção erétil.

Casais homossexuais também se beneficiam

As capas penianas são objetos para auxiliar o prazer de todo tipo de casal. Por ser um produto versátil e de utilização variada, tanto os casais héteros quanto os homossexuais conseguem utilizá-lo para apimentar a relação.

Os casais femininos podem usar as capas penianas em consolos e vibradores, a fim de ajudar a estimulação clitoriana da parceira. E os casais masculinos podem fazer jogos de estimulação com os diversos formatos disponíveis no mercado.

Modelos e materiais das capas penianas

As capas penianas existentes no mercado têm diversas formas e texturas: vão das estruturas mais rígidas, como PVC e borracha, até as mais maleáveis, como látex e silicone, além da cyberskin, que é um material macio que imita a pele humana.

Para escolher o melhor modelo para você, é necessário saber qual a utilização da capa peniana. Alguns homens procuram produtos para ajudar a aumentar e/ou engrossar o pênis. No caso de utilização em consolos e vibradores, você pode escolher os modelos com nódulos estimuladores, que ajudarão a proporcionar mais prazer durante o sexo. Outros usam para ajudar a controlar a ejaculação precoce — confira mais adiante.

É necessário o uso de um lubrificante na parte externa da capa para maior conforto na penetração, tanto para utilização no pênis quanto em vibradores. Dê preferência a lubrificantes à base de água, próprios para fins sexuais.

Modelos mais comuns (abaixo você irá conferir seus usos mais recomendados): fechada; vazada (ou meia-capa); extensora; com cinta; com vibrador; comestível.

Auxiliando no prazer e nos problemas sexuais

Além de ajudar no estímulo do prazer, as capas penianas ajudam os homens com problemas de disfunção erétil/sexual. Isso mesmo. Diversos tipos de capas penianas existentes no mercado podem auxiliar quem tem problemas de ereção e até de ejaculação precoce.

As capas penianas com extensores ajudam a aumentar o tamanho do pênis durante a ereção, proporcionando não só prazer ao parceiro ou parceira, mas também estímulo psicológico positivo para aquele que a usa. Já aquelas com materiais mais grossos ajudam a aumentar a circunferência peniana, perfeito para quem tem pênis fino. Os modelos com cintas são ideais para homens com problemas de ereção.

A capa vazada (ou meia-capa) é aquela que permite que a glande fique de fora e é feita de material flexível envolvendo apenas o corpo do pênis. Em sua maioria, são feitas de silicone e possuem texturas estimuladoras por toda a sua extensão. Como a glande fica exposta, o homem consegue sentir mais prazer, e ainda estimula a parede vaginal de sua parceira.

Esse tipo de acessório está sempre evoluindo, então hoje em dia existem diversos modelos que não tiram completamente a sensibilidade. Reiterando, as capas penianas de cyberskin estão dentro desse perfil. O material se adequa à temperatura da pele, permitindo que o homem tenha até 40% de sensibilidade durante a penetração.

Prazer e segurança

Os casais não precisam ter vergonha de utilizar auxílio durante o sexo. Estimular seu parceiro com jogos e brinquedos  ajuda não só no prazer físico, mas também no emocional. Além disso, deixa a relação a dois mais saudável e proporciona cumplicidade.

Lembre-se que as capas penianas são auxiliadores e devem ser usadas com moderação. Não utilize por longos períodos, principalmente as extensoras. A recomendação dos fabricantes é de no máximo 30 minutos de uso a cada sessão. Lembre-se de manter todos os seus brinquedos sexuais devidamente limpos.

E o mais importante a se lembrar é que, apesar de parecer uma camisinha, a capa peniana não é um preservativo, ou seja, mesmo que seu uso seja parecido, não se deve usar na prevenção de DSTs ou de gravidez indesejada.

Converse com seu parceiro ou parceira para escolher o melhor tipo de brinquedo para auxiliar no sexo. Não deixem que o medo do desconhecido tire o prazer a dois. Conhecer novas possibilidades ajuda positivamente no relacionamento do casal, seja na parte sexual ou na psicoemocional. Muito prazer!