A ducha de higiene íntima é muito antiga. O primeiro uso conhecido da palavra ducha é de 1766. Já no século 19, as mulheres davam uma espécie de seringa vaginal umas às outras como presente de casamento. O objetivo na época era manter a higiene íntima, proteger-se de doenças, ter relações sexuais durante a menstruação e evitar filhos. Hoje sabemos que é pouco eficaz como método contraceptivo, mas afinal, ainda não existia a pílula anticoncepcional e qualquer ajuda era benvinda.
Na atualidade, a ducha higiênica ganhou novos usos, como a higiene anal com a intenção de limpeza, geralmente em preparação para o sexo anal. O primeiro dispositivo foi patenteado em 1957 nos Estados Unidos, por uma mulher, como ducha retal. A maioria das pessoas que utilizam a ducha faz isso com água pura (filtrada e fervida para esterilizar) e morna ou soro fisiológico, no máximo uma hora antes da relação anal. Alguns homossexuais relatam a lavagem retal, com ducha também, após a relação sexual.
Ideal para sexo vaginal e anal, as duchas higiênicas eliminam resíduos de áreas difíceis de alcançar dentro do corpo. No caso do uso anal, o dispositivo também é chamado de enema ou popularmente de chuca.
Como o revestimento anal é delicado, qualquer fissura no tecido pode causar infecções. Eliminar a sujeira pode bloquear as chances de sua infecção. E porque esses dispositivos vêm em uma variedade de formas e para diferentes níveis de experiência, eles oferecem a escolha ideal para limpar o ânus antes do sexo.
Como usar uma ducha
- Limpe a ducha muito bem antes de usar.
- Encha o aparelho com água morna (filtrada e fervida) ou soro fisiológico, que é barato e encontrado nas farmácias. Não use água de torneira ou água com sabão. O sabão pode irritar a cavidade e causar infecções.
- Você pode lubrificar a ducha e a cavidade.
- Insira a ducha na cavidade e aperte a ducha para liberar a água.
- Observe como seu corpo reage à água antes de jogar mais água no corpo.
- Retire a ducha e solte os resíduos na privada.
- Continue o processo até que a água permaneça clara e livre de qualquer sujeira.
- Não ultrapasse 1 litro de água.
- Limpe a ducha muito bem, com água bem quente e sabão neutro, e guarde seca.