A ejaculação precoce é um problema mais comum do que se imagina. Muitos homens enfrentam essa situação frequentemente. Trata-se do orgasmo prematuro, que pode acontecer logo após a penetração, ou até mesmo antes da relação sexual de fato começar.

É válido lembrar que episódios isolados de ejaculação precoce podem ocorrer: por exemplo, por alguma tensão momentânea, e que só há o diagnóstico quando a ocorrência se torna frequente.

Mas a boa notícia é que, apesar de comum, há muitas maneiras de prevenir e tratar a ejaculação precoce. E aqui vamos explicar tudinho para você.

Entendendo o problema: quais são as causas da ejaculação precoce

Ao contrário do que muita gente pensa, a ejaculação precoce pode ter várias causas; entre as mais comuns, estão:

- Problemas de ansiedade e estresse;

- Diferentes quadros de depressão;

- Distúrbios de atenção;

- Danos no sistema nervoso;

- Inflamação na próstata;

- Efeitos colaterais de medicamentos;

- Fatores genéticos;

- Alterações em níveis hormonais;

- Frequentes ejaculações rápidas.

Por isso, ao se notar a frequência da ejaculação precoce nas relações, é muito importante procurar um médico, que solicitará os exames e indicará o tratamento mais adequado para cada caso.

Entretanto, em sua maioria, os homens com ejaculação precoce são ansiosos e entram em um ciclo vicioso. Ou seja, a ansiedade atrapalha o controle da ejaculação, e quando ela é precoce o homem fica cada vez mais ansioso, o que dificulta para ele sair dessa condição.

Quais os sintomas da ejaculação precoce

Como já salientamos, a ejaculação precoce pode ocorrer de forma isolada; o problema é quando ela se torna recorrente, prejudicando não só as relações sexuais, mas a qualidade de vida do indivíduo como um todo.

Os sintomas podem variar de pessoa para a pessoa, mas na maioria dos casos se mostram como dificuldade para retardar ou controlar a ejaculação durante o ato sexual, ou não conseguir segurar a ejaculação por mais de um minuto durante a penetração. Então, o homem pode começar a evitar a relação sexual e até mesmo a masturbação.

Como prevenir e tratar a ejaculação precoce

A prevenção e o tratamento da ejaculação precoce também variam muito de pessoa para pessoa, levando em consideração as causas do problema, e podem ir desde a indicação de psicoterapias, passando por exercícios e uso de produtos, como as camisinhas ou cosméticos que retardam a ejaculação.

Em outros, a psicoterapia individual ou de casal ajuda muito a entender e tratar as causas psicológicas da ejaculação precoce.

E em todos os casos, o uso de cosméticos e a prática de exercícios podem auxiliar e muito na prevenção e no tratamento; por exemplo, o uso de anel peniano. Trata-se de um pequeno anel que é colocado na base do pênis e, a partir de uma leve compressão, ajuda o homem no retardo da ejaculação, prolongando a relação sexual, pois tira um pouco da sensibilidade do pênis. E não há contraindicação.

As capas penianas também são acessórios que ajudam a retardar a ejaculação e ainda aumentam o prazer feminino. Feitas, em sua maioria, de silicone, elas são colocadas no pênis, diminuindo, assim, a sensibilidade do local, prolongando a ejaculação. Muitos modelos possuem a superfície texturizada, o que proporciona uma sensação totalmente diferente na parceira, além de aumentar a largura e comprimento do pênis.

Também há a opção de cremes, géis e sprays que retardam a ejaculação e prolongam a ereção, além de lubrificarem a região, pois diminuem a sensibilidade. Outra opção é o uso de preservativos com o mesmo efeito retardante. A boa notícia é que nada atrapalha no seu prazer.

Exercícios penianos na prevenção e tratamento da ejaculação precoce

Os exercícios penianos podem ser feitos por qualquer homem e são fundamentais na prevenção e no tratamento da ejaculação precoce — inclusive podem ser feitos junto a outros tratamentos.

Trata-se de um treinamento para ajudar o homem a controlar a respiração, ansiedade, entre outros, ajudando no controle da ejaculação, feito com ou sem a ajuda de acessórios.

Exercitando o músculo do assoalho pélvico: o exercício é bem simples, pode ser iniciado na hora em que o homem for urinar. Consiste na ação de ele interromper a saída do xixi durante 5 segundos, interrompendo duas ou três vezes. Isso é para entender o exercício, depois realiza em outro momento.

Exercício do começa e para: também é bastante simples. Trata-se de estimular sexualmente o homem até que ele sinta que está próximo do orgasmo; nesse momento, interrompe-se a prática por 30 segundos e depois a retoma.

Técnica do aperto: esse exercício pode ser feito durante a relação ou a masturbação. Quando o homem sentir que o orgasmo está próximo, ele para e dá leves apertões na parte final do pênis, espera 30 segundos e depois retoma.

Bomba peniana: a bomba peniana auxilia no tratamento de homens com disfunção erétil. Ela funciona como um “sugador”, aumentando a circulação sanguínea no local e auxiliando no controle da ejaculação.

Peridell: consiste no uso de um vibrador desenvolvido pela fisioterapeuta e sexóloga Fabiane Dell, onde o mesmo possui quatro ponteiras para diferentes locais e o mesmo melhora a saúde muscular do períneo. A ponteira com ponta chata serve para ser usada no períneo e no pênis, contribuindo para que o homem tenha maior controle sobre a ejaculação.

Outras alternativas para controlar a ejaculação precoce

Existem outras práticas que podem auxiliar no controle da ereção e no consequente retardamento da ejaculação, tais como:

Prolongar o tempo das preliminares: como o tempo para a mulher atingir o orgasmo geralmente é maior do que o do homem, quando você aumenta o tempo das preliminares também aumenta o tempo de relação, e esse tempo ajuda o homem no controle do próprio prazer, mas sobre tudo no aumento da excitação da mulher e garantindo mais prazer a ambos. 

Melhorar a alimentação: uma boa alimentação ajuda a melhorar a qualidade de vida como um todo, inclusive a combater a ansiedade, que é a principal causadora da ejaculação precoce. Mas alguns alimentos podem ajudar ainda mais nesse tratamento, como leite, ovos e derivados, que aumentam a sensação de felicidade e ajudam a relaxar. O mesmo acontece com verduras como o espinafre e ainda com as frutas cítricas.

Exercícios físicos e respiração controlada: além de melhorarem a saúde como um todo e combaterem a ansiedade, ajudam na melhora da autoestima, o que também auxilia no controle da ereção durante a transa, e, claro, traz um aumento na qualidade de vida.

Seja para atos eróticos e sexuais solo ou acompanhado da parceira ou parceiro, o ideal é que o homem busque maneiras de ter uma vida sexual ativa e sem grandes frustrações. Como vimos, a ejaculação precoce é contornável. Então, se você passa por esse problema, busque as alternativas que trouxemos aqui. Lembrando que o parceiro ou parceira também podem ajudar muito em todo o processo, buscando compreender o problema, incentivando e ajudando a buscar orientação e tratamento. Sexo é importante para a maioria das pessoas, e para você não deve ser diferente. Cuide-se, recupere seu vigor sexual. Muito prazer!