Brincar com eles muita gente quer: uma, duas, três, muitas vezes. Pois é. Os brinquedos eróticos em sua maioria não são descartáveis; pelo contrário, se forem bem cuidados, higienizados e guardados, podem ser muito duráveis.

Mantê-los limpos e bem conservados evita contaminação por fungos e bactérias, e suas brincadeiras ocorrem sem nenhuma preocupação, bastando apenas que você aproveite os momentos de descontração e prazer.

E não é nada difícil limpá-los. Na maioria das vezes, basta utilizar água e sabão neutro ou bactericida. E neste post vamos te dar várias outras dicas para manter seus brinquedos sexuais sempre prontos para serem utilizados da maneira mais saudável possível.

Preservação da saúde e dos próprios acessórios eróticos

Atenção! Não basta limpar os sex toys antes e depois das brincadeiras e relações sexuais. Também é muito importante, para maior segurança, que os brinquedos eróticos só sejam compartilhados se estiverem protegidos com preservativos.

É bom frisar que fazer a higiene dos brinquedos sexuais é essencial para evitar a proliferação de bactérias. Mas se o uso não for individual, sendo compartilhado, há o risco de contaminação através das secreções que ficam em contato com o mesmo e nesse caso pode haver a contração de doenças sexualmente transmissíveis, se for o caso. Em outras palavras, nesse caso, tenha cuidado, mesmo após a lavagem com água e sabão. Sendo assim, use camisinha se você compartilhá-los.

E na mesma pessoa, se for usar o brinquedo tanto no sexo anal quanto no vaginal é essencial utilizar camisinhas diferentes no sex toy.

Como os brinquedos eróticos são feitos de materiais diferentes, o cuidado com cada um também deve ser diferente. A higienização correta de um sex toy é fundamental para você e seu par ficarem tranquilos e preservarem a saúde, assim como para manter a vida útil desses acessórios.

Tipos de brinquedos eróticos e dicas para limpeza

Agora que já sabemos da importância da higienização desses acessórios, vamos às dicas para mantê-los sempre em ordem. Abaixo listamos alguns modelos de sex toy:

Vibradores em geral

Utilize água e sabonete neutro. Preserve o local da bateria ou pilhas.

Você também pode limpá-los com sabonete íntimo.

Os vibradores que possuem ranhuras ou fendas (espaços entre um tipo de material e outro) podem acumular resíduos e até algum produto usado no momento das brincadeiras. Para limpar essas partes, dependendo do tipo de resíduo, umedeça um pano ou use mesmo uma toalha de papel e passe no local, além do uso de uma escova de dente ou algo similar.

Plugs

Se quiser apenas higienizá-los, utilize água e sabonete neutro.

Se o plug for de metal, vidro ou alumínio, você pode esterilizar fervendo. Evite ferver por muito tempo se for de vidro. Consulte sempre o manual do produto para saber se tem o tempo recomendado. Se não tiver essa informação, deixe em água fervente por pouco tempo. O tempo geralmente recomendado é de 3 a 5 minutos.

Masturbadores masculinos

Você pode enxaguá-los apenas com água, mas, para melhor higienização dos fluidos genitais e demais resíduos, o ideal é utilizar água e sabonete neutro.

Outros cuidados relacionados aos brinquedos sexuais

Preservativos

Os preservativos ideais para usar com brinquedos eróticos são os não lubrificados. É que a maior parte dos preservativos lubrificados é com silicone, e se usados com brinquedo de silicone macio, como os de cyber, podem causar prejuízos no acessório e dificultar um pouco mais a higienização. Use lubrificantes à base de água.

Géis e cremes lubrificantes e excitantes

É sempre mais tranquilo e agradável penetrar os brinquedos sexuais com algum tipo de lubrificante. Os que são à base de água são os mais indicados..

Guardar e conservar brinquedos eróticos

Quase tão importante quanto higienizar bem os brinquedos eróticos, é guardá-los de maneira adequada, em local adequado. Evite deixá-los expostos para que não peguem pó, pelos de animais, insetos, dentre outros. Também não deixe-os de qualquer maneira dentro de gavetas, para que não tenham contato direto com outros produtos. O ideal é que sejam guardados em uma bolsa especial ou mesmo em saco plástico.

Depois de lavá-los, o ideal é secá-los com papel-toalha ou com um pano de poliéster, que não solta fiapos, ou equivalente, delicado.

Reforçamos que quando o acessório tiver compartimento eletrônico (com baterias e pilhas), tome cuidado para não molhá-lo.

Dois produtos especiais para higienizar seus brinquedos eróticos

O Sabonete Líquido Clean Sex foi desenvolvido especialmente para limpeza e higienização de próteses e acessórios sexuais. Além de retirar os resíduos, deixa uma deliciosa fragrância com sensação de frescor. É muito fácil de usar: espalhe o sabonete em toda prótese ou acessório até obter espuma e enxágue bem.

Já o Talco Clean Sex é ideal para um cuidado especial após a higienização dos brinquedos eróticos em cyber skin, soft skin e outros materiais mais delicados que imitam a pele humana. Também tem delicioso aroma de menta. Como usá-lo?  Após higienizar o brinquedo erótico com o Sabonete Clean Sex (ou sabonete neutro), seque-o e espalhe o talco por toda a peça; então guarde o acessório em um saco plástico (antes de usá-lo novamente, lave-o para retirar o talco).

Brinque à vontade, com higiene e segurança

Acessórios eróticos podem ser um plus na vida sexual de solteiros e casais. Mas, como vimos, é necessário que sejam higienizados antes e depois do uso, assim como devem ser guardados em locais adequados. Com o uso de preservativos e géis, ficam mais seguros e ainda assim gostosos. Muito prazer!