Vamos quebrar alguns mitos que envolvem a próstata e o prazer sexual masculino? Sim, vamos! Também vamos ver os benefícios da massagem na próstata para a saúde e, por fim, um passo a passo para realizá-la e obter ainda mais prazer!

A próstata e o orgasmo superior que o homem pode alcançar

Não é à toa que ela é chamada de ponto G do homem. É que os orgasmos obtidos com a estimulação da próstata podem ser mais intensos e duradouros que o peniano. E essa estimulação nada mais é do que a massagem na próstata.

A próstata é uma pequena glândula, do tamanho de uma noz, que fica logo abaixo da bexiga e que produz um líquido importante para a composição do esperma.

A massagem prostática pode ser realizada por profissionais especializados.  Nesse caso ela é recomendada para evitar problemas essencialmente da saúde do homem (veja mais abaixo). Mas nas práticas sexuais também pode ser muito bem-vinda.

Massagem na próstata e prazer masculino: polêmica à vista

Um tema realmente polêmico. Mas nada que um pouco mais de informação, mente aberta e experimentação não possam ajudar.

O que menos importa é se o homem fará a massagem na próstata sozinho ou com sua parceira ou parceiro. O mais importante é que tenha em mente que o prazer pela próstata é possível independentemente de ser homo, bi ou heterossexual. Veremos melhor a seguir.

Existem homens heterossexuais que realmente estão mais abertos a novas formas de sexo e prazer e já experimentaram o estímulo à próstata de várias formas, tanto sozinhos quanto com sua parceira ou parceiro: com dedos ou com acessórios... O prazer e o orgasmo podem ser indescritíveis.

Mas há os que nem cogitam essa possibilidade, estão satisfeitos com suas maneiras de sentir prazer. E tudo bem.

O "fio-terra", por exemplo, é algo nessa linha que não necessariamente tem a ver com a orientação sexual do homem. É que toda a região anal tem terminações nervosas que se estimuladas podem gerar tesão e prazer. E o homem que curte um "fio-terra" apenas pode estar exercendo essa possibilidade, e continuará sendo heterossexual.

Aliás, esses homens que curtem o "fio-terra" podem estar muito mais propensos a permitir e se realizar com a massagem na próstata. Mas isso não é uma regra, é apenas uma suposição, portanto qualquer homem pode vir a experimentar e gostar — desde que se lembre de também dar prazer à parceira ou parceiro.

E também pode haver uma diferença importante aí: o homem que busca o "fio-terra" geralmente necessita desse estímulo para ter ereção e/ou prazer, mas é mais provável que a absoluta maioria dos homens não tenha essa necessidade (do "fio-terra”); já os que podem gostar de uma massagem na próstata podem nem gostar do "fio-terra", afinal a massagem prostática é muito mais profunda e pode precisar de outro tipo de preparação, tanto de abertura mental consigo e com a parceira quanto de ordem prática, ao passo que o "fio-terra" é algo mais superficial.

Outra coisa que devemos considerar é que o conceito de passivo e ativo no sexo não deve ser encarado de maneira tão rígida. Ou seja, no sexo tudo pode ser válido, desde que exista prazer. Nesse sentido, a mulher pode assumir o controle de uma transa, pode também usar consolos e penetrar seu homem (heterossexual, sim), pode fazer nele a massagem prostática e muito mais. Tudo sem se preocuparem quem é o ativo ou o passivo. Assim, a realização é o guia.

Que fique claro: se você é homem heterossexual, não é o fato de você ou sua parceira introduzir algo em seu ânus que fará de você homossexual, se seu receio é esse. Você continuará sentindo atração por mulheres, relacionando-se e transando com elas, e ainda por cima terá aumentadas suas possibilidades de prazer.

Benefícios da massagem na próstata para a saúde masculina

Não existe consenso médico sobre os benefícios da massagem prostática, mas entre os citados, especialmente do ponto de vista clínico, estão a prevenção ao câncer de próstata e a redução da inflamação da próstata (conhecida como prostatite), pois a massagem proporciona principalmente uma melhor circulação sanguínea no local.

A massagem na próstata também facilita o fluxo da urina, pois a uretra está ligada à próstata, e havendo massagem nessa glândula há o reflexo na uretra e consequentemente no sistema urinário.

Outro benefício é ter menos dor ao ejacular (ou logo depois da ejaculação). Essa dor geralmente acontece porque depois da passagem do esperma pode ficar acumulado líquido nos canais seminais. E a massagem na próstata pode tornar o orgasmo e a ejaculação muito mais fortes a ponto de zerar esse líquido dos canais, assim amenizando ou sarando a dor.

Alguns profissionais sustentam que a estimulação à próstata pode permitir que o homem inicie e mantenha uma ereção com maior facilidade. Mas há controvérsias de que o contato com a próstata ajude na ereção masculina. É que a próstata tem um importante papel na ejaculação, mas não tem influência no mecanismo da ereção, defendem outros profissionais. Portanto, nesse caso, o benefício sexual para o homem praticante da massagem prostática é essencialmente o prazer, o orgasmo, independentemente de seu pênis, de sua ereção peniana. A propósito, não é incomum que homens tenham grandes orgasmos com tal massagem sem nem tocar em seus membros. De qualquer forma, se a massagem prostática não ajudar na ereção, atrapalhar é que não vai.

Passo a passo para fazer a massagem na próstata

Quando realizada por profissional, a massagem na próstata pode ser feita com os dedos ou com equipamento especial, introduzindo-se no ânus, a única maneira de acessá-la. Para isso, geralmente são utilizados luvas e lubrificante, para aliviar o desconforto e a dor.

Como já dissemos, é algo que também pode ser praticado para fins sexuais. E aqui vamos dar os passos para que o homem sozinho ou com seu par obtenha o máximo de prazer.

O antes: O homem precisa estar com a bexiga vazia, precisa urinar. As unhas devem estar bem aparadas para não causar cortes e algo do tipo. O canal anal precisa estar limpo, e para isso geralmente uma lavagem simples no banho é suficiente, mas se quiser garantir ainda mais, faça a famosa "chuca", mas atenção, utilize água esterilizada ou soro fisiológico. Se preferir, utilize luvas. O uso de lubrificante ou óleo para massagem é altamente recomendável. O homem precisa estar bem relaxado para que não cause desconforto, fissuras e dor em sua região anal. Busque esse relaxamento, sozinho ou com seu par, com muita paciência e delicadeza.

A melhor posição: Sozinho, talvez a melhor posição seja deitado de barriga para cima, colocando travesseiros nas costas, quem sabe, pode flexionar as pernas, de maneira que o acesso de suas mãos ao seu ânus seja mais fácil, por cima das pernas ou mesmo por baixo delas. O uso de espelho pode ajudar bastante a ter uma melhor visualização de suas partes baixas. Com seu par também pode ser nessa posição, pois assim a pessoa terá uma visão privilegiada, à sua frente, com muito mais poder de ação para fazer a massagem. Essa pessoa pode se sentar também de forma confortável, ajoelhada ou com as pernas cruzadas ou abertas para além das suas. Você sozinho ou com seu par achará (ão) a melhor posição.

Preliminares: Sim, aqui também uma boa preliminar pode fazer toda a diferença. Ir com muita sede ao pote pode não ser tão confortável e prazeroso. Preparar o terreno e ir numa evolução gradativa é a melhor pedida. Então, comece estimulando externamente. Acaricie o períneo (abaixo do saco escrotal), passe as mãos ali. Se for o par, que passe as mãos, a língua… Acaricie, mas também pressione com diferentes intensidades essa região do períneo, toque, massageie. Vá avançando sutil e levemente e com movimentos circulares massageie a entrada anal. Nesse momento, se estiver acompanhado, é bom estimular com palavras de desejos...

Entre devagar: Tenha certeza de que tanto a região anal quanto os dedos estejam bem lubrificados. Vá introduzindo aos poucos apenas um dos dedos. Com esse dedo dentro, permita que se acostume com a sensação. Então, comece a fazer movimentos sutis nas paredes do reto, para que se acostume cada vez mais e passe a sentir pequenas doses de tesão e prazer.

A hora certa: Quando estiver bem acostumado e relaxado, introduza o dedo por cerca de 5 centímetros, sempre com delicadeza. Agora, a próstata está sendo tocada ou perto de ser tocada (é um bulbo de pele ligeiramente redondo). Sem receios. Para ter certeza de que é a glândula, oriente seu dedo em direção à barriga (com o dedo ligeiramente curvado), e passe a fazer movimentos de massagem, sutilmente circulares, delicados, sem muita pressão. Você irá identificar uma superfície diferenciada, algo como uma pequena bola. Continue fazendo movimentos de "venha aqui" com a ponta mais macia do dedo (cuidado com a unha), sem muita pressão, pois ao invés de provocar prazer, pode provocar o contrário, dor. Sozinho ou com seu par, busque aplicar movimentos mais sutis ou mais intensos.

Complementos: O homem pode sentir orgasmos superiores apenas com a estimulação da próstata, mas você pode considerar envolver, enquanto isso, os testículos, o pênis, com as mãos, com a boca, como você preferir.

Finalização: Continue com os estímulos tanto externos quanto internos. Os movimentos rítmicos podem fazer toda a diferença para alcançar o prazer, mas imagine que o estímulo da próstata (mais que nas pregas anais) é mais importante que tudo para um orgasmo superior, por isso tenha paciência, para que o homem chegue a esse pico de prazer de maneira mais espontânea possível. Massageie a próstata, aplique mais ou menos pressão, fale palavras eróticas, use a imaginação. E o pico do prazer virá.

Paciência e prática com a massagem na próstata

Pode não acontecer da melhor forma na primeira vez, mas é uma questão de prática, e isso significa que quanto mais vezes fizer, maior o prazer poderá ser.

A massagem prostática também pode ser facilmente realizada com plugs anais específicos e pode ser tão ou mais prazerosa que a feita com o uso dos dedos.

O homem pode mesmo experimentar a massagem prostática sem mexer em seu pênis, para perceber as diferenças entre uma forma e outra, e assim escolher como quer sentir prazer, e se uma oferece mais vantagem que a outra.

Como parceira ou parceiro, é bom estar sempre atenta (o) às sensações do massageado, com olho no olho, estimulando também visualmente e com os demais sentidos — inclusive para o caso de haver algum desconforto ou vontade de parar.

Todo homem pode ser mais livre. Todo homem pode ser mais realizado sexualmente. Que tal experimentar sozinho ou acompanhado a massagem na próstata? Muito prazer!