Na década de 60 os americanos Masters e Johnson realizaram pesquisas sobre a atividade sexual e identificaram o Ciclo da Resposta Sexual Humana. Mais tarde a psiquiatra Kaplan complementou esse Ciclo com uma primeira fase, antes não mencionada, o Desejo Sexual.

Atualmente o ciclo da resposta sexual humana compõem-se em quatro fases: Desejo -  Excitação -   Orgasmo - Resolução.

Reconhece que estas fases podem se sobrepor e que sua sequência pode variar sem definir uma disfunção sexual. Como exemplo ocorre quando o homem não está com desejo sexual, mas ao receber estímulos ocorre a excitação e ao desenvolver a atividade sexual consegue ter orgasmo.

No artigo anterior falamos sobre a falta de conhecimento dos homens sobre a sexualidade da mulher e como isso prejudica a vida sexual do casal. Hoje abordaremos sobre o desejo sexual masculino, de forma geral.

Alteração do desejo sexual

Os homens necessitam de estímulos prazerosos e satisfatórios para desejarem o sexo, assim como a mulher. Não são "Máquinas sexuais", eles têm sentimentos e desejam ter amor e sexo.

Nos dias atuais deve-se ter conhecimento de que alteração no desejo sexual do homem não ocorre somente pela falta ou deficiência de hormônios, mas pode ocorrer por fatores físicos, emocionais e ambientais.

Muitos homens querem ter envolvimento físico e emocional com a parceira e desejam que ela também se envolva na atividade sexual. Os homens observadores e emotivos sentem quando sua parceira não tem prazer e quando fingem. Essas atitudes com o tempo fazem eles diminuírem o desejo sexual, pois sentem-se inseguros e incapazes em proporcionar prazer e felicidade à parceira.

Como melhorar o desejo deles?

As mulheres precisam ter consciência de que os homens não estão preocupados com a estética delas ou com afazeres domésticos e profissionais no momento da intimidade. Neste momento eles querem sentir-se desejados, gostam de ver a mulher atraída por eles e pelo sexo deles. Eles gostam de beijos e toques por todo o corpo, gostam de carinho, principalmente depois do sexo.

Recomendo que a mulher toque o corpo do homem para aprender os pontos erógenos, como massagear o pênis e as preferências na pressão e velocidade no local. 

Mulher, você pode ter uma ajuda extra do ÓLEO DE MASSAGEM - Ylang Ylang com algodão - este proporciona sensação térmica de aquecimento na massagem, é beijável e pode ser utilizado como lubrificante vaginal.

Boas leituras e diálogo com o parceiro proporcionará melhora da sexualidade do casal. No próximo tema iremos continuar sobre desejo sexual, já que este é muito importante para a sexualidade saudável de homens e mulheres. 


Fabiane Dell`Antônio é Fisioterapeuta Palestrante; Consultora da Empresa HotFlowers; Com participação de textos sobre sexualidade em Revistas, Sites e Jornais de circulação Nacional; Articulista do Site Desejo Oculto e Revista Fisiobrasil; Com Mestrado em Ciências da Saúde Humana – UnC / SC; Especialização em Neuropsicologia e Aprendizado – PUC / PR; Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia – CBES / PR ; Especialização em Sexualidade Humana – USP / SP.