Os Benefícios e Orientações sobre Sexo na Gestação
Leia Os Benefícios e Orientações sobre Sexo na Gestação. A Desejo Oculto ajuda você a satisfazer seus sonhos mais sexys. Visite a sex shop e compre produtos eróticos em embalagem discreta, com entrega ultra rápida
Nos dias atuais considera-se que a mulher grávida possa estar envolvida na sexualidade, mesmo com as alterações de seu corpo decorrentes do processo gestacional. Um estudo sobre a sexualidade mostrou que, durante a gestação, a disposição e o bem estar da gestante estão diretamente ligados com a vida sexual ativa durante este período. Fatores como sonolência, tristeza, culpa e medo em relação ao sexo, correlacionam-se negativamente na vida sexual do casal.
Existem evidências que o interesse pela atividade sexual apresenta leve declínio no primeiro trimestre, porém acentua-se no último trimestre de gestação, com variações de mulher para mulher.
Este artigo relata benefícios e orientações sobre sexo na gestação, afinal ele faz muito bem para a saúde e relacionamento.
Os benefícios do sexo na gestação
O sexo durante a gestação promove benefícios para a mulher e para o casal, desde que as práticas sexuais sejam realizadas de modo saudável e com adequada excitação e lubrificação vaginal para a mesma sentir prazer e satisfação sexual.
Alguns dos benefícios do sexo são:
1- Durante o orgasmo, o corpo libera endorfina, o que causa euforia, prazer, felicidade e humor, aumenta a sensação de bem estar e diminui a ansiedade;
2- Favorece a capacidade do sistema imunológico, melhora dores musculares, revitaliza células, músculos e pele;
3- O sexo frequente estimula a produção de testosterona, hormônio que atua no desejo e desempenho sexual, além de proteger coração e ossos;
4- O sexo saudável aumenta a autoestima e favorece a longevidade, criatividade, memória, rendimento intelectual, melhora do sono e aumento das percepções corporais.
Orientações sobre sexo na gestação
Algumas alterações físicas, doenças e preocupações podem prejudicar a vida sexual da mulher durante a gestação e comprometer a vida sexual do casal. Ela deve realizar acompanhamento com o médico Ginecologista e pode preparar seus músculos do períneo e seu corpo para a gestação, parto e pós-parto com o Fisioterapeuta.
Para algumas mulheres ocorre a diminuição do desejo sexual e lubrificação vaginal durante a gestação, isto pode acontecer devido aos fatores hormonais, alterações corporais ou ausência do prazer nas atividades sexuais do casal. E em consequência de alguns sintomas como dor na penetração, indisposição, cansaço, dor no baixo ventre e abstinência sexual.
Alguns casais diminuem a frequência das práticas sexuais por um dos conjugues acreditar erroneamente que com a penetração vaginal haverá lesão no bebê.
Orientações
As mulheres devem aceitar as mudanças corporais e não preocuparem-se com a estética neste período. O envolvimento emocional e físico delas nas relações sexuais é importante para que sintam prazer, e assim terem vontade de fazer sexo porque é gostoso.
Os movimentos com o pênis dentro da vagina não machucam o bebê e o casal pode realizar sexo até o dia do parto se está tudo bem com a gestação, seguindo as orientações médicas.
A mulher deve usar lubrificante íntimo para facilitar a penetração e evitar desconforto e dor durante o sexo. Este produto pode e deve ser utilizado no pós-parto durante o retorno das práticas sexuais até que seja necessário.
A grávida deve descansar e respeitar o limite do seu corpo, com cuidados posturais durante o sexo, assim como evitar fazer sexo quando estiver muito cansada ou sem vontade de realizá-lo.
Durante a gestação, a mulher deve evitar usar produtos que mudam de temperatura e vibram na vagina, devido as composições dos mesmos. Deste modo, previnem-se lesões locais e absorção de substâncias que podem ir através da corrente sanguínea para o bebê.