Para você tamanho é documento? Nesse caso, deve ser sim, pois o tamanho do instrumento sugere que você escolha basicamente uma camisinha que o vista bem.

Como falamos de tamanho, e "instrumento" sugere pênis, neste post tratamos apenas de camisinhas masculinas. Certo, vamos em frente!

Fique tranquilo que trouxemos para você as informações que precisa saber para ter relações sexuais confortáveis, seguras e prazerosas no que depender de preservativos.

Se o tamanho do preservativo importa, importa mais ainda seu uso — aliás, usá-lo é primordial para praticar relações sexuais com proteção.

Importante a camisinha é. Mas por quê?

Basicamente, a camisinha oferece a possibilidade de você se proteger contra diversas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) — entre as mais sérias, HIV/AIDS, sífilis, gonorreia e HPV —, assim como evitar gravidez.

Muita gente, principalmente da turma masculina, ainda torce o nariz para essa proteção. Claro que não é como o contato pele com pele, quando as sensações são muito mais intensas — a sensibilidade é realmente elevada ao máximo. Mas atualmente existem preservativos de diversos tamanhos, espessuras e outros diferenciais como os que não usam látex na composição.

Em outras palavras, se você não está em uma relação estável, em que se sinta seguro e confiante quanto a sua parceira ou parceiro, seu grande aliado na hora H tem que ser a camisinha.

É sempre bom lembrar que as DSTs já não causam tantas mortes como antigamente e que seus portadores conseguem viver relativamente bem (desde que sigam os tratamentos recomendados), assim como uma gravidez indesejada não necessariamente destrói a vida de alguém, mas esses eventos podem representar grandes e traumáticas mudanças na mente, no corpo, no comportamento, enfim, na vida de uma pessoa. Logo, vale o velho ditado: é melhor prevenir do que remediar.

Dito isso, vamos conhecer mais sobre as características de diferenciação das camisinhas (tamanhos, espessuras, sabores etc.), assim como sugestões para você escolher melhor as suas a partir de agora.

Tamanhos de camisinha: muito além do tradicional

Com toda a certeza os modelos atuais com tamanhos de camisinhas menores e maiores que os tradicionais proporcionam mais conforto se você não se encaixa no padrão. Mesmo porque existem exemplares de pênis de diversos calibres e para todos os gostos. Então não faz sentido um homem que tem o pênis mais comprido e mais grosso, por exemplo, usar um preservativo de tamanho convencional. Assim como não é ideal que o "dono" de um pênis fino use um preservativo largo demais.

As camisinhas comuns no mercado têm de diferentes diâmetros: 52 mm, tamanho tradicional e o mais vendido; 55 mm, 56 mm e 58 mm considerados "extra" grande; e 49 mm, o teen - pequeno.

No Brasil, em pontos de vendas tradicionais, podem ser encontradas também camisinhas com até 58 mm ("extra grande"), e algumas incomuns, como o modelo "cabeção", que tem formato anatômico, com a ponta mais larga.

O tamanho mais adequado é importante principalmente quanto à proteção, já que o diâmetro e o comprimento inadequados do produto combinados com a intensidade dos movimentos pode levar ao rompimento (às vezes até mesmo sem que os parceiros percebam). Além disso, é importante quanto a uma experiência integral bem-sucedida, sem a preocupação se está folgada, se sairá do pênis, por exemplo, levando a um prazer final mais satisfatório. Logo, o preservativo não tem que ser nem pequeno (para estourar ou ficar apertado trazendo desconforto) nem grande (para sair durante a penetração), e sim o que melhor se encaixa no pênis.

Se até hoje você comprou e usou o tamanho padrão e tudo saiu bem, com proteção de toda a extensão do pênis, com conforto na penetração e satisfação no orgasmo, provavelmente você não precise procurar modelos com diâmetros e comprimentos diferentes. O que não impede que você busque se certificar, na próxima vez que for às compras, se há um tamanho que se encaixa ainda melhor no seu "menino". Assim você poderá experimentar os diversos tamanhos de camisinha e chegar ao seu ideal.

Já se você tem certeza que seu pênis é mais fino ou mais grosso ou mais ou menos comprido do que a média, certamente deve buscar agora o tamanho mais adequado para a próxima transa.

Espessuras e texturas de camisinha: pode fazer a diferença para o seu prazer

Existem diferentes espessuras e até texturas do material que prometem maior sensibilidade. Existem os modelos mais finos que são ideais para os homens que querem ter mais sensibilidade durante a penetração.

Os preservativos com texturas provocam sensações diferentes daquelas proporcionadas pelos modelos clássicos a quem está sendo penetrada (o), surpreendendo e elevando o prazer.

Materiais de camisinha: mais opções para proteger-se sempre

O látex é o material mais comum nos diversos tamanhos de camisinha. Mas existem tanto homens quanto mulheres que são alérgicos a esse material; para essas pessoas, existem opções de preservativos feitos com outros componentes, como poliuretano por exemplo. Os preservativos isentos de látex, geralmente são mais finos que os tradicionais, geralmente os mais finos do mercado são isentos de látex. Outra vantagem desses preservativos, é que não tem o cheiro do látex.

Portanto, se alguém alegar que não usa ou não vai usar preservativo por conta de alergia, saiba que não é por isso que a pessoa vai deixar de se proteger. Proteja-se, antes de tudo.

Aromas e sabores de camisinha: mais sentidos envolvidos

Nesse quesito muitas pessoas também são contempladas. De aromas e sabores de frutas, como morango e melão, até os mais inusitados, como caipirinha, café ou vinho espumante. Há ainda pacotes com mix de vários sabores.

Variedades para todos os gostos

Além dos diferentes tamanhos, materiais, espessuras e sabores, existem outras variedades, como camisinhas com efeito retardante, prolongando a ereção e o tempo de relação; camisinhas que prometem colocar fogo no sexo, que são as que esquentam por exemplo; entre tantas invenções que nos ajudam na hora de um sexo seguro e prazeroso.

Lembre-se de sempre testar os tamanhos de camisinha antes das transas. Reforçando, se você não está satisfeito com o que usou até hoje, busque, experimente e encontre o modelo que mais se adapte ao seu pênis.

Também vale o lembrete: na hora H tenha à disposição sempre mais de um preservativo.

Camisinhas: uma necessidade, muitas opções. Muito prazer!